29/03/13

Date a girl who reads

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criado pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.

Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gostaria ou gostaria de ser a Alice.

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.
Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.
Date a girl who reads – Rosemary Urquico (aqui)

28/03/13

Dia D

Aproximando-se o dia D (D de "finalmente vem ai a 3ª temporada!" :) ) resolvi dedicar-me à missão de rever os últimos episódios. Primeira constatação - as saudades que eu já tinha de ouvir isto:


Before Midnight

Waiting... pelo fim de uma trilogia que sinto que me tem acompanhado ao longo das últimas duas décadas.

26/03/13

Um novo ensinamento

Com muita ironia, mas escarafunchando de forma assertiva com o dedo na ferida.

O futuro sem palavras

Chama-se Leonel David Mendes, é português e acaba de sagrar-se um dos vencedores do concurso internacional "What if?", lançado no início deste ano pela cadeia britânica BBC. O jovem artista aceitou o desafio, criou uma ilustração e foi agora premiado pelo júri do concurso, deixando para trás mais de 800 participações vindas de todo o mundo.


23/03/13

Rota Vicentina

Não fosse a chuva que pelos vistos veio para ficar e o quentinho esquisito que teima em passear-se pela rua e já poderíamos começar a pensar em:


Parece que este vídeo acabou de vencer o prémio Golden City Gate, na 12º edição do International Tourism Film and Multimedia Competition, na maior feira de turismo do mundo, em Berlim. Pormenores!

20/03/13

After Ever After

Conta o autor que levou um mês a fazer, mas temos de lhe tirar o chapéu!

Juntas a Ariel, a Jasmine, a Belle e a Pocahontas, adicionas alguém com uma boa voz, uma pitada de talento e agitas: sai um vídeo viral!


And the winner is...

De entre 129 vídeos a concurso a banda selecionou 5 que colocou a concurso na sua página do facebook, revelando hoje o resultado final.

Your votes have been cast, the band have deliberated and we all agree that the excellent version of Animals by Inês Freitas and Miguel Mendes (onenessteam) from Portugal [estudantes do curso de Design de Animação e Multimédia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre (ESTGP) - acrescento eu] is the winner of our Animals video competition in association with Genero.tv. You can watch it below.


10/03/13

A Papelada para uma Pessoa Estar Viva



Perguntamos a uma pessoa de 60, 70 anos o que fez para não ter feito as coisas que achava essenciais aos 20 anos, e a pessoa provavelmente diz: não me lembro. Se calhar esteve a pagar contas de electricidade. É uma coisa assustadora, a papelada para uma pessoa estar viva. Apetecia-me muitas vezes dizer: não me chateiem, quero só estar vivo.
Gonçalo M. Tavares

07/03/13

7 de março de 1980

Início das emissões regulares a cores da RTP.

No meu caso é uma data que me passou ao lado, mas lembro-me perfeitamente do dia em que a TV, que às vezes precisava levar umas pancadinhas de amor para funcionar, foi substituída por um todo mundo novo a cores.

Parece ter sido há uma pequena eternidade... num universo paralelo, em que só havia dois canais!

05/03/13

We are all...

Há por ai muito boa gente que sabe trabalhar bem!


Lima, Ola John, André Almeida e Artur surpreenderam várias pessoas esta segunda-feira na Baixa de Lisboa. Os jogadores, equipados com as novas camisolas do clube, dirigiram-se aos transeuntes e, sem aviso, pediam para trocar de camisola. Quase todos responderam de forma espontânea, aceitando a troca sem questionar.


04/03/13

Tempo para ser feliz

Há mais de uma mão cheia de boas razões para espreitar este vídeo.
 

Duas coisas são infinitas

 "Os homossexuais devem permanecer sentados na última fila do parlamento e mesmo fora dele, por detrás dum muro”.  


"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."
Albert Einstein

03/03/13

Em contagem decrescente

Acreditando que a adaptação continuará a ser fiel q. b. e que o nível fotográfico e dos efeitos especiais se manterá, é só para avisar que a primavera prepara-se para nos trazer a melhor temporada de Game of Thrones (Até ao momento, entenda-se! Que eu não posso falar daquilo que ainda não li.)