23/01/12

Doutoramento em desenrasque

 "100 mil crianças desapareceram"

Dito assim somos levados a pensar em qual terá sido o cataclismo, mas foram estas as palavras que abriram o bloco noticiário esta manhã na rádio. Aguardando uns minutinhos verifiquei que afinal os 100 mil desaparecidos nunca existiram.
Então, afinal?!? Pois bem, recentemente foi exigido que todas as crianças tenham número fiscal ou, por outras palavras, que assim que nascem os pais lhes tratem do cartão do cidadão. Este número passa a ter de ser utilizado na declaração de IRS dos progenitores. Conclusão? Verificou-se que havia por ai muito boa gente a declarar filhos que não tinha ou em duplicado. 
Não há dúvida que o português tem na massa do sangue o doutoramento em desenrasque e técnicas de fintar o sistema. Pena tenho que não usem tão fantástica sabedoria... para ideias construtivas e de valor.

2 comentários:

Kok disse...

Já lá vem de trás quem nos empurra!
Com tantos e tão variados exemplos que existem (até de ex-governantes) de fugas ao fisco, porquê a admiração de uns filhos fictícios que ajudam na poupança/reembolso do IRS?
Se o desenrascanço é doutoramento,
a habilidade será um mestrado!
Daí que sejamos um país de "dótôres"!

Bêjos!

Cris disse...

Tens toda a razão, a esta altura do campeonato já não me devia surpreender com nada destes exemplos. Desconfio que acaba por me vencer a perplexidade de nunca nada do género (ou lá perto!) me ter alguma vez cruzado a mente. A este nível devo ter equivalência a analfabeta...