23/12/08

Curiosidades Natalícias

Por estes dias tudo o que tem a ver com o Natal saltita pela Web à distância de breves cliques. Aqui deixo algumas curiosidades, que me surpreenderam:

Pai Natal

São Nicolau nasceu no século III, em Patras, na Grécia. Era um homem de bom coração que ajudava as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
Santa Claus foi representado de várias maneiras até se tornar no velhinho barrigudo com barba branca. A actual imagem do Pai Natal foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30.

Presépio

A ideia de construir um presépio é uma tradição que data do século XIII. São Francisco de Assis teve um desejo: comemorar a noite de Natal do ano de 1223 de forma diferente.
A ideia era recriar o nascimento do menino Jesus da forma mais real possível. Para tal teve que requerer a autorização do Papa, antes de criar um berço de palha onde deitou a figura do Menino Jesus, acompanhado da imagem de um boi e jumentos vivos. A ideia foi bem aceite por toda a Itália. A nobreza foi a classe que primeiro seguiu a ideia de recriar o ambiente da manjedoura na noite do nascimento do Jesus. Uma tendência que depressa se alastrou até às classes mais baixas. Por terras de Espanha a tradição foi conhecida através do monarca Carlos III, que a trouxe de Nápoles durante o século XVIII.
Um êxito reflectido pela presença de um presépio na maior parte dos lares espanhóis e latino-americanos durante todo o século XIX.

Sem comentários: