29/12/08

Quem adivinha?

Quem é que adivinha onde é que eu vou laurear a puvide esta semana?
Fica uma petit pista:

27/12/08

The Bucket List / August Rush

Se me perguntarem quais os filmes que vi este ano, de que mais gostei, terei alguma dificuldade em ordená-los... mas para quem tem agora umas horitas para curtir o sofa e o quentinho caseiro, deixo aqui duas sugestões.

Uma das referências do ano para mim foi o The Bucket List - Nunca é tarde de mais. É uma lufada de ar fresco, recheada com a agrável presença do Morgan Freeman.




O executivo multi-milionário Edward Cole (Jack Nicholson) e o mecânico da classe operária Carter Chambers (Morgan Freeman) vivem em mundos muito diferentes. Numa reviravolta do destino, os seus destinos cruzam-se num quarto de hospital e descobrem que têm duas coisas em comum: um desejo de gastar o tempo que lhes resta a fazer tudo aquilo que sempre desejaram e uma necessidade inconsciente de se aceitar tal como são. Juntos embarcam numa viagem única, tornando-se amigos e aprendendo a viver a vida no seu melhor, com sensatez e humor. Cada uma das aventuras elimina uma das alíneas da lista.

Trailer


A segunda sugestão que por aqui deixo é o August Rush - O Som do Coração. É provavelmente um filme pouco conhecido da maioria, mas que permite uma bela tarde ou serão debaixo da mantinha.

Um carismático jovem guitarrista irlandês (Jonathan Rhys Myers) e uma deslumbrante jovem violoncelista (Keri Russell) conhecem-se uma noite em Nova Iorque e apaixonam-se profundamente. Separados pelo destino, para trás fica um filho tornado órfão pela força das circunstâncias. Anos mais tarde, a criança (Freddie Highmore), com dotes notáveis para a música, apelidada August Rush, toca nas ruas de Nova Iorque protegida por um misterioso estranho (Robin Williams). Através da música, August Rush tudo fará para encontrar os pais de quem foi separado à nascença.

Trailer

23/12/08

Feliz Natal





Para todos os que se lembrarem de visitar este cantinho, desejo que no vosso sapatinho encontrem um Natal carregadinho de calor familiar, regado com muito Amor e Saúde.

Curiosidades Natalícias

Por estes dias tudo o que tem a ver com o Natal saltita pela Web à distância de breves cliques. Aqui deixo algumas curiosidades, que me surpreenderam:

Pai Natal

São Nicolau nasceu no século III, em Patras, na Grécia. Era um homem de bom coração que ajudava as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
Santa Claus foi representado de várias maneiras até se tornar no velhinho barrigudo com barba branca. A actual imagem do Pai Natal foi inventada pela empresa Coca-Cola nos anos 30.

Presépio

A ideia de construir um presépio é uma tradição que data do século XIII. São Francisco de Assis teve um desejo: comemorar a noite de Natal do ano de 1223 de forma diferente.
A ideia era recriar o nascimento do menino Jesus da forma mais real possível. Para tal teve que requerer a autorização do Papa, antes de criar um berço de palha onde deitou a figura do Menino Jesus, acompanhado da imagem de um boi e jumentos vivos. A ideia foi bem aceite por toda a Itália. A nobreza foi a classe que primeiro seguiu a ideia de recriar o ambiente da manjedoura na noite do nascimento do Jesus. Uma tendência que depressa se alastrou até às classes mais baixas. Por terras de Espanha a tradição foi conhecida através do monarca Carlos III, que a trouxe de Nápoles durante o século XVIII.
Um êxito reflectido pela presença de um presépio na maior parte dos lares espanhóis e latino-americanos durante todo o século XIX.

20/12/08

Descobri!!!


Vénus, Júpiter e a Lua sorriram para a Terra

Talvez os mais atentos tenham reparado que no dia 1 de Dezembro havia dois pontos luzidios a circundar a Lua de forma estranhamente próxima.

Eu não dei conta, mas houve que me tivesse chamado a atenção via telelé para tal fenómeno celestial... para o qual (apesar de curiosa da Astronomia!) não tinha resposta.

Hoje ao divagar pelas 10 melhores fotos do ano, segundo a National Geographic, deparei-me com esta foto (sobre Manila nas Filipinas) e respectivo esclarecimento.


Update

Após uma noite bem dormida e com um pouquito de mais paciência para aprofundar a pesquisa, descobri a versão portuguesa do fenómeno. Era mesmo assim que o recordava:

(retirado de... aqui)

E ainda um videozeco a explicar o que estamos a ver:

Próxima oportunidade de observar o fenómeno... 2052!! Abençoado telefonema...

18/12/08

Tom Sawyer

Numa destas manhãs geladinhas, ao som da Rádio Comercial descobri que a música do Tom Sawyer é cantada por um portalegrense, Francisco Ceia. Não suficiente o espanto de tal achado, ainda passei o resto do dia a cantarolar a melodia.

Para quem tiver saudades:

17/12/08

Nome em chinês

Se quiserem ver como se escreve o vosso nome em chinês, é só darem um saltinho a este site.

O meu é a coisinha super simples que se segue. Ui, e então a pronúncia...

Cristina 克里斯蒂娜 (Kè lǐ sī dì nà)

Update:

Fui ao google translate e ainda descobri carradas de coisas giras para o meu nome:

árabe: كريستينا

búlgaro: Кристина

coreano: 크리스티나

japonês: クリスティーナ

15/12/08

O comando é MEO

Diz-me uma má lingua que não tarda vou estar a partilhar o resultado de um qualquer torneio de sueca ou a descrever o treino dos infantis... hum, será, por e simplesmente, dor de um qualquer cotovelo?

Para bem da verdade, já vi algumas reportagens bem conseguidas e fiquei agradavelmente surpreendida com algumas das ideias que alguém teve para manter o canal a emitir durante tanto tempo. Por agora, não posso deixar de comentar que a jornalista é um pouco pãozinho sem sal, mas atendendo ao tempo de antena que lhe dão, tem obrigação de dentro em breve já demonstrar largos progressos.

Numa sintonia de BenficaTV, fica um anúncio bem conseguido, para quem queira rever:

Campanha

Em 1919, uma campanha a favor da proibição do álcool nos Estados Unidos mostrava a foto que se segue.
As mulheres indignadas mostram um cartaz em que se pode ler:
'Lábios que provam o álcool, não provarão os nossos'


Pessoalmente, palpita-me que a coisa é capaz de não ter surtido grande efeito.

14/12/08

Heath Ledger

Várias cenas de sexo homossexual do filme «O Segredo de Brokeback Mountain», protagonizadas por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, foram censuradas pelo canal de televisão pública italiana, RAI2, escreve o jornal 20 Minutos.

Nos dias de hoje ouvir falar deste tipo de censura, à falta de melhor palavra, não deixa de ser verdadeiramente irrisório. Teve prémios e foi suficientemente badalado para que, quem se senta à frente da TV, saiba claramente o tipo de cenas que o filme pode conter. Quem não quer ver muda de canal ou vai dar um passeio higiénico.
Volvidos quase 11 meses sobre a sua morte e uma vez que num pequeno espaço de tempo voltou a ser notícia por diversas razões, fica por aqui um pedacinho da minha admiração pelo seu trabalho. Alguns dos seus filmes valem a pena o tempo investido à frente da TV ou do PC (ou vá do LCD, para os mais finos!).

Começou a caminhada de Heath Ledger ao Óscar póstumo. Essa é interpretação da crítica internacional após o falecido actor ter sido premiado com um dos prémios de maior prestígio do seu país pelo papel de Joker, em o «Cavaleiro das Trevas», escreve o jornal 20 minutos.
Para (quase) início de conversa, concordo que foi um grande papelão. Não sendo propriamente fã de tudo o que é onda Batman (por nenhuma razão em especial, mas não sou!), não tenho quaisquer objecções ao facto deste último filme ter sido quase de imediato colocado nos primeiros lugares das mais diversas listas de melhores filmes de todos os tempos (Empire e IMDb).
Muitos conhecerão o Coração de Cavaleiro ou os dois filmes acima mencionados, mas aproveito este cantinho para sugerir o pouco conhecido The Four Feathers (As Quatro Penas Brancas).
Não deixem de dar o benefício da dúvida até à primeira meia hora, prometo que não se vão arrepender!!




Para mim o Heath Ledger é um daqueles exemplos evidentes de quem ficou com tudo a seus pés e de quem se espera ainda muito mais, em algo para o qual já se reconheceu claramente o seu valor. Tudo perdido numa noite em que uma overdose falou mais alto...
Ficam dois tributos, um com fotos (e música 5 estrelas!) e outro com imagens dos filmes em que participou.


12/12/08

Bolt

Agora que entrei na onda, aguentem-se! :)
Martocas, este é a tua cara... certo?
Eu super fã da bonecada e ainda para mais com música gira e tudo. Cá fica:

Mona Lisa no Paint

Ainda dizem que o Paint é um programa fraquinho. Más línguas!!!
Primo, bota aqui os teus olhos! Qual Photoshop, qual quê? hehe

Pedra do tempo


Volvidos 2 anos, este posto meteorológico (se existir!) parece-me continuar a merecer toda a nossa atenção pela originalidade e pela sua funcionalidade 99,9% certeira (digo eu, que sou dada às coisas dos números, que se calhar 100% é um pouquito exagerado!).
Se a pedra hoje estivesse por aqui, estaria bem molhada, mas eu não a conseguiria ver. :-)

11/12/08

The Ugly Truth

Ladies (e não só!)... entrei no youtube com algo bem diferente em mente, mas vejam o que descobri...
A estreia está prevista para o início do próximo ano. Acham que promete ou é mais do mesmo?

10/12/08

Quanto já visitaram?

Quanto já visitaram do globo terrestre?

O meu resultado foi:

visited 7 states (3.11%)

Fraquinho... fraquinho...

Professora com tomates

História verídica ocorrida numa Faculdade do Porto:

Uma professora universitária acabava de dar as últimas orientações aos alunos acerca do exame que ocorreria no dia seguinte. Finalizou alertando que não haveria desculpas para a falta de nenhum aluno
"com excepção de um grave ferimento, doença ou a morte de algum parente próximo."
Um engraçadinho que estava sentado no fundo da sala, perguntou com aquele velho ar de cinismo:
'De entre esses motivos justificados, podemos incluir o de extremo cansaço por actividade sexual??'
A classe explodiu em gargalhadas, com a professora a aguardar pacientemente que o silêncio fosse estabelecido. Assim que isso aconteceu, ela olhou para o palhaço e respondeu:
'Isso não é um motivo justificado. ' - e continuou serenamente.
'Como o exame será de escolha múltipla, você pode vir para a sala e escrever com a outra mão... Ou se não se puder sentar, pode responder de pé.'
'Entendido ??!!!'
Diria eu que ter a resposta na ponta da língua, em algumas situações, é uma verdadeira mais valia!!!

09/12/08

Sem comentários!

Esta senhora era chefe dos correios em Alter do Chão...
O que é que acham que a ela tomou?!?!

07/12/08

Comer com os olhos

Mais uma descoberta recente, que já comecei a partilhar aqui e ali...
Atendendo à quantidade de comentários, acho que este blog não precisa de qualquer publicidade, mas para quem gosta de fazer experiências na cozinha parece-me um cantinho que vale a pena vasculhar!
Acho que as bolachas sorrisos vão ser a minha primeira experiência! Se ficarem com este aspecto, alguém quer provar?

Para espreitar

Descobri há pouco, agora que me dá para fazer umas pesquisas bloguistas, um site de um jovem fotógrafo norte-americano que me ficou no olho.
Ficam aqui algumas das fotos só para espicaçar a curiosidade. Espreitem e depois digam-me quais são as vossas favoritas.

06/12/08

Melhores filmes

A lista dos 500 melhores filmes de sempre, publicada pela revista britânica Empire, deixa-nos muito sobre o que conversar. Cá por mim, deparei-me, olhando apenas para os primeiros 50, que ainda tenho muito com que me actualizar!

Coloquei a verde os filmes que tenho a certeza que vi. O que revela que ainda tenho uma boa estrafega pela frente, para me tornar uma senhora culta neste mundo cinematográfico! hehe

1. "O Padrinho", de Francis Ford Coppola (1972)
2. "Indiana Jones e os Salteadores da Arca Peerdida", de Steven Spielberg (1981)
3. "Star Wars: O império contra-ataca", de Irvin Kershner (1980)
4. "Um sonho de liberdade", de Frank Darabont (1994)
5. "O Tubarão", de Steven Spielberg (1975)
6. "Os Bons companheiros", de Martin Scorsese (1990)
7. "Apocalipse Now", de Francis Ford Coppola (1979)
8. "Serenata à Chuva", de Stanley Donen e Gene Kelly (1952)
9. "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino (1994)
10. "Fight Club: Clube de Combate", de David Fincher (1999)
11. "Touro Enraivecido", de Martin Scorsese (1980)
12. "Se o Meu Apartamento Falasse", de Billy Wilder (1960)
13. "Chinatown", de Roman Polanski (1974)
14. "Era uma Vez no Oeste", de Sergio Leone (1968)
15. "O Cavaleiro das Trevas", de Christopher Nolan (2007)
16. "2001: Uma Odisseia no Espaço", Stanley Kubrick (1968)
17. "Taxi Driver", de Martin Scorsese (1976)
18. "Casablanca", de Michael Curtiz (1942)
19. "O Padrinho - Parte II", de Francis Ford Coppola (1974)
20. "Blade Runner", de Ridley Scott (1982)
21. "O Terceiro Homem", de Carol Reed (1949)
22. "Star Wars", de George Lucas (1977)
23. "Regresso ao Futuro", de Robert Zemeckis (1985)
24. "O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel", Peter Jackson (2001)
25. "O Bom, o Mau e o Vilão", de Sergio Leone (1967)
26. "Dr. Estranho Amor", Stanley Kubrick (1964)
27. "Quanto mais quente melhor", de Billy Wilder (1959)
28. "Citizen Kane", de Orson Welles (1941)
29. "Assalto ao Arranha-Céus", de John McTiernan (1988)
30. "Aliens - O Reencontro Final", de James Cameron (1986)
31. "E Tudo o Vento Levou", de Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood (1939)
32. "Butch Cassidy", de George Roy Hill (1969)
33. "Alien: O Oitavo Passageiro", de Ridley Scott (1979)
34. "O senhor dos Anéis: O Regresso do Rei", de Peter Jackson (2003)
35. "Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento", de James Cameron (1991)
36. "Andrei Rublev", de Andrei Tarkovsky (1969)
37. "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick (1971)
38. "Heat", de Michael Mann (1995)
39. "Matrix", dos irmãos Wachowski (1999)
40. "A Mulher que Viveu Duas Vezes", de Alfred Hitchcock (1958)
41. "Os Incompreendidos", de François Truffaut (1959)
42. "Oito Vidas por um Título", de Robert Hamer (1949)
43. "O Grande Lebowski", dos irmãos Coen (1998)
44. "A lista de Schindler", de Steven Spielberg (1993)
45. "Psico", de Alfred Hitchcock (1960)
46. "Há Lodo no Cais", de Elia Kazan (1954)
47. "E.T. - O extraterrestre", de Steven Spielberg (1982)
48. "This Is Spinal Tap", de Rob Reiner (1984)
49. "Evil Dead 2", de Sam Raimi (1987)
50. "Os Sete Samurais", de Akira Kurosawa (1954)

04/12/08

Não sei...

Não sei se me compreendem, mas este tem sido o meu sentimento nos últimos dias:


02/12/08

Notícias Meteóricas

Para quem como eu, nem sempre tem oportunidade de acompanhar as notícias e deixou escapar este achado da semana passada, deixo ficar aqui uma pequena gravação de uma câmara de um carro patrulha no Canadá.

Com a quantidade de filmes que já saíram sobre as mais diversas temáticas, se não tivéssemos devidamente informados sobre o que representa este pedacito de espaço, com 10 toneladas, a entrar-nos pela atmosfera a dentro... imagino que facilmente o poderíamos confundir com um qualquer míssil inimigo.

Por outro lado, não podendo ter plena perspectiva das dimensões do objecto extraterrestre, acredito que para as centenas que o observaram em directo, deve ter dado para experimentar breves segundos de pânico, imaginando se teria chegado o fim do mundo!


01/12/08

Revolta longínqua

A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança.

Wikipédia

Diria eu, que volvidos 368 anos, presenciamos uma nova invasão silenciosa, a que metade assiste aplaudindo e a outra metade vai aceitando meio passivamente... desarmada com o poder financeiro (e mentalidade empreendedora!) do vizinho que chega e compra, que agarra na terra e produz, que aproveita a qualidade do solo e produtos alheios e vende como seus...

Estará D. João IV a revolver-se no túmulo? Talvez... mas temo que por agora não haja grande volta a dar-lhe!