28/10/11

Estou como o limão!

Hoje estou assim... como o limão. Tenho tentado esquecer o assunto, já repeti, para cima de muitas vezes, que já perdi tempo de mais com a questão... mas não consigo desligar o botão. Estou IRRITADA!!!

Não me venham com conversinhas porque é exatamente por isto que estamos na atual situação económica e social. No seu casulo toda a gente é muito desgraçadinha e cada pessoa sofre trinta vezes mais que os outros. Toda a gente tem desculpa para tudo e tudo é desculpável em última análise. Não há valores, não há referências, nem tão pouco há um mínimo de respeito pelo o outro.

Tudo é contornável e mesmo que um curso tenha horário diário de 4 horas, há sempre formas de na prática as transformar em 2 horas.  E mesmo que a carga horária implique cinco dias por semana, há algures uma estratégia bem intencionada de fazer desaparecer (imagine-se!) a sexta-feira. Corta-se em tudo o que é possível cortar. Diz quem manda, que se não for assim não se conseguem pessoas suficientes para constituir um grupo. Coitadas das pessoas, passam o dia a trabalhar e depois ainda têm de ir para as aulas. Mas que raio!!!

Criamos monstros! Monstros com garras, que cheios de si, começam a impor regras logo no primeiro dia.
"ah, professora, não gosto nada disto assim!"  "Já no ano passado foi assim com a professora tal e depois tivemos que falar, porque assim não aguentávamos."

E porquê? Porque dá muito trabalho, porque se sentem pressionados... porque têm de escrever muito. Já nem conseguiam pensar! Serão de vidro??

E inicia-se uma guerra de contornos previsíveis, onde de um lado há alguém com uns resquícios de brio tentando fazer algo em condições e com o mínimo de qualidade e do outro mais de vinte almas, que não estão nem ai, mas que farão o barulho necessário para conseguir chegar ao fim do ano com o certificado xpto, sem que para tal tenham de usar nenhum dos dois neurónios que por lá habitam.

2 comentários:

Kok disse...

Percebo.
Está azeda de raiva pela revolta que sente.
Estás verde-amarela pela impotência de saberes que te faltam apoios.
Estás com vontade de a todos por dentro de um recipiente onde os possas espremer até perceberem que é em benefício deles que te esforças.
Claro que falo dos teus alunos.
Os outros, os monstros que por aí andam, debitando vulgaridades nem merecem uma referência.
Se esse monstros tivessem tido pais que lhes tivessem ensinado valores intelectuais juntamente com conhecimentos culturais, talvez os professores pudessem ensinar (de facto) e o estudo resultasse na "construção" de melhores pessoas.

Não sei se mal ou se bem, mas é o que eu penso!
Bêjos!

Cris disse...

É isso mesmo! Junta-se o 'azeda de raiva', o 'verde-amarela' de impotência, com a vontade de pôr todos num recipiente e espremer e dá a minha pessoa. Não conseguiria sozinha construir uma frase tão eloquente que tão bem se adequasse à situação. :)

bejos