16/10/11

Outras guerras #07

Next...

A Última Testemunha de Auschwitz é a história verdadeira e impressionante de um soldado britânico que entrou de livre vontade em Buna-Monowitz, o campo de concentração conhecido com Auschwitz III, para testemunhar na própria pele os horrores sofridos pelos judeus.
Denis Avey era prisioneiro do campo de trabalho E715, próximo de Auschwitz III. Muito se ouvia falar da brutalidade aplicada aos prisioneiros judeus, mas Denis queria certificar-se de que os boatos eram de facto verdadeiros. Decidiu ir pessoalmente testemunhar tudo o que lhe fosse possível, colocando em risco a sua própria vida. Durante décadas, não conseguiu revisitar o passado, mas agora Denis Avey foi finalmente capaz de contar toda a história, oferecendo-nos uma visão única do íntimo de um homem cuja coragem é quase inacreditável.

2 comentários:

Kok disse...

Não conheço este livro.
Outros que li e que me "revolveram as tripas" levaram-me todos eles ao mesmo pensamento:
-que tipo de gente "somos" para sermos capazes de fazer o que foi feito?
-que monstro "temos" dentro de nós que nos levam a acreditar que estamos a proceder correctamente?
-que aqueles a quem infligimos dor e que torturamos e matamos, não são pessoas com os mesmo direitos que nós desejamos para nós mesmos?

E saber que isto ainda acontece neste século XXI...

Cris disse...

Este livro é recente. A primeira edição em Portugal ainda está quentinha, acabou de sair do forno. Li um artigo na revista do Expresso sobre ele e a Internet fez o resto (ou quase).

O tema marcou-me enquanto estudante e depois de passar por aqueles campos de concentração tudo sobre as barbaridades que foram feitas naquela altura me tocam de forma particular. Passei a ver tudo com outros olhos...

Este tipo de crueldade extremo ultrapassa a minha compreensão!