Ontem aventurei-me numa receita que me ficou no olho logo assim que vi os ingredientes (cozinha Michel, panfleto do Modelo). Primeiro achei que a mistura teria tudo para ser um sucesso, segundo (e não menos importante) não tinha nenhum daqueles ingredientes que tenho de ir investigar o que é ou onde há.
Ingredientes:
- 450g queijo fresco
- 225g açúcar
- 4 ovos
- 1 c. (chá) de canela
- Farinha
Preparação:
Passe o queijo pelo passe-vite até criar uma pasta. Numa tigela, bata o queijo fresco com açúcar, a canela e as gemas. Bata as claras em castelo e misture ao preparado anterior. Deite a farinha, pouco a pouco, até criar uma massa consistente para poder fazer bolinhos individuais. unte um tabuleiro com manteiga e asse os bolinhos no forno a 180ºC durante 20 minutos.
Não dá muito trabalho, nem leva muito tempo a fazer... Fica com uma cor que nos permite dizer que até os olhos comem, o cheirinho é delicioso e o paladar muito simpático (diria mesmo light!).
A referir que ao contrário do que eu estava à espera os bolinhos viraram quase 'bolões', por isso na próxima tentativa vou mesmo tentar uma versão mais reduzida dos mesmos. De qualquer das formas diz quem já experimentou, que como não são muito doces... deste tamanho são óptimos para abrir ao meio e barrar com manteiga ou compota.
10 comentários:
Quantos pães conseguiste? Parece-me uma bela receita e o aspecto é muito bom :)
Não os contei, mas por alto, acho que muito perto de 20.
Como expliquei, cresceram bem mais do que estava à espera e o resultado foi que todos eles acabaram por se unir, quase cobrindo todo o tabuleiro.
Na minha próxima tentativa, com esta dose, vou fazê-los bem mais pequenos e reparti-los por 2 tabuleiros.
Como só apareceram 3 à cena, achei que era muita massa para pouco pão. Afinal andaram a comer pãozinho atrás das câmaras :) É engraçado eles crescerem tanto porque não leva fermento (ou a farinha é autolevedante?), mas isso assim é bom, rende muito ;)
No prato estão quatro, mas um quase não se nota! Todos juntos davam um mega-pratão e eu achei que assim já dava para ficarem com a ideia! :)
Usei a única farinha que tinha em casa, Branca de Neve (que já tem fermento).
Dá para fazer na Bimby? :P
Pelas maravilhas que já ouvi falar dessa 'mini-cozinha-ambulante' não vejo porque não... Mas sinceramente, como nunca trabalhei com ela não posso ajudar muito nessa área. ;)
Então e não é que são mesmo fantasticos!!!
Sr.ª D.ª Guida, muito bem aparecida no meu humilde estaminé! :)
Se o mini-mini-pr... tiver para lá queijinho fresco à medida, talvez haja segunda rodada para o próximo fim-de-semana. Parece-te bem?! ;)
Olá! Fiz esta receita com quantidades a metade mas acrescentei manteiga, à volta de duas colheres de sopa. Ficou muito bom também. :)
Wemmae, já não os faço há imenso tempo... Assim, da próxima vez experimento a tua sugestão! ;)
Enviar um comentário